Skip to main content

Olá, missionários e missionárias, Graça e Paz!

Espero que todos vocês estejam bem! Falta um pouco mais um mês para o nosso Passa à Macedônia e por isso precisamos aumentar a expectativa do nosso coração. Será um tempo muito poderoso e profetizamos muitas vidas se rendendo ao Senhor.

Continuando nossas orientações vamos falar hoje para os ministros e ministras sobre a condução do período de louvor nos cultos do projeto!
Para iniciar vamos relembrar que o foco do nosso projeto é evangelístico. Todas as atividades durante o dia tem por objetivo levar as pessoas até Jesus. Por isso o culto não é um evento desconectado ou separado do projeto, mas tem o mesmo objetivo ser evangelístico anunciando Jesus para as pessoas. O período musical é um dos pilares do culto assim como a pregação, teatros, coreografias, apresentação das crianças e outras partes.

O culto no Passa a Macedônia não é uma conferência de avivamento, louvorzão ou um 24 horas de adoração como fazemos em nossas igrejas. Cremos que Deus fará um grande avivamento em Aracruz nesses dias mas os cultos não esses nossos encontros. Por isso repito o foco é o EVANGELISMO. Teremos momentos de oração para os missionários e missionárias específicos para ministração do poder do Espírito Santo e derramamento de dons e unção. Mas os cultos tem alvo de alcançar pessoas.

Orientações

Cuidado com o tempo: O tempo do louvor será estabelecido pela coordenação do projeto e deve ser respeitado pela equipe que estiver escalada cabendo a pessoa que está à frente da condução do louvor prestar atenção para que o tempo não seja extrapolado. Eu sei que é muito fácil a gente se envolver na adoração e acabar perdendo a noção do tempo, mas lembre que aqui precisamos trabalhar com a atenção das pessoas e o tempo é fator primordial para isso.

Quantidade de músicas: Isso vai depender de quem está ministrando. A coordenação irá estipular o tempo e cabe ao ministro administrar esse tempo. Normalmente o louvor fica com algo em torno de 20 a 25 minutos, mas repito ainda será definido pela coordenação. Muitas repetições em uma musica logicamente irão exigir um repertório menor. O ideal é que nesse tempo cantemos em torno de 3 a 4 musicas dependendo da música e do andamento que será dado.

O louvor não é pregação: Com certeza isso não acontece com você, mas existem ministros de músicas que gostam de pregar durante as canções. Acho que só na minha igreja que isso acontece e apenas comigo não é mesmo? Mas a responsabilidade da equipe de música é conduzir as pessoas à adoração através da música. Vamos deixar que a ministração da palavra aconteça por meio do pregador e vamos fazer aquilo que se espera de nós. Evite falas longas e extensas contando testemunhos, experiencias, histórias, leituras bíblicas ou outras coisas que vão nos desviar da adoração através das canções. Certa vez ouvi de um grande ministro de adoração no Brasil que a adoração nos coloca com o foco em Jesus. Quando começamos a falar demais entre as canções ou dentro das canções nós acabamos tirando o foco de Jesus e colocando em nós mesmos. Isso me marcou profundamente! Passamos tempo criando um ambiente de adoração para que a Presença do Pai venha e quando isso acontece quebramos o ambiente nos colocando a frente. Lembre também que tudo isso ocupa o tempo destinado a adoração e se o tempo esgotar com uma canção apenas e um longo testemunho, a equipe terá que passar a palavra para o bom andamento do culto.

Interações com as pessoas: Logicamente não estaremos ministrando para robôs e também não somos robôs. Criar um ambiente de participação das pessoas que estão assistindo culto é essencial afinal não é apenas a equipe de música que adora o Senhor. A interação é a chave para isso e você deve usá-la. Interagir é diferente que ficar falando o tempo como foi dito na orientação anterior. Existem milhares de formas que podemos interagir com as pessoas dentro do que foi estipulado.

Cuidado com expressões, jargões e com o que se fala: Lembra que já falamos sobre as expressões que devem ser evitadas na elaboração do repertório? Aqui devemos lembrar a mesma coisa! O publico alvo não é cristão e precisa ver Jesus em nós mas muitas vezes nossos jargões cristãos acabam atrapalhando e distanciando as pessoas de verem Jesus através das nossas vidas. Além disso você já ouviu falar do Worship Fails? É uma pagina do Instragram que mostra as vergonhas que as pessoas passam e levam os outros a passar quando estão ministrando louvor e pregando. Evitamos esse tipo de coisa pensando naquilo que vamos falar antes de falar.

Minha palavra de despedida hoje tem um tom mais exortativo. Lembrando que exortação não é briga mas consolo que promova edificação. Como equipe de coordenação do projeto e coordenador da área de música meu desejo é que essa equipe seja abençoada e abençoadora. Espero que sejamos um exemplo de cooperação para o projeto e que consigamos não ter uma reclamação do começo ao fim. Não aceito o que as pessoas sempre dizem que grupo de louvor é a área que sempre dá problema: Somos bençãos e seremos bençãos!

Por isso eu estarei sempre presente, atento e orientando. Caso o tempo estoure eu estarei com muito amor ao lado do palco para avisar assim como estarei ao lado para tratar de tudo que estamos falando. Por isso eu conto com o apoio de todos vocês para que seja um tempo maravilhoso esse que passaremos juntos.

Com muito amor e crendo que Deus fará proezas em nós e através de nós!

Pr. Filipe Montuan
Coordenador da área de música do Passa a Macedônia

Autor

Pr. Filipe Montuan

Pastor Igreja Metodista em Vila Garrido

Filipe Montuan tem 32 anos de idade. É casado com a Pra Sabrina e pai da Hadassa. Formado
em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem mais de 10 anos de ministério pastoral
sendo pastor na Igreja Metodista em Rio Novo – MG. Atualmente pastoreia a Igreja Metodista
em Vila Garrido na cidade de Vila Velha – ES. Tem como paixão o ensino e ministração da
Palavra, louvor e adoração.

+ POSTS
junho 18, 2018 in Louvor, Pr. Filipe Montuan

#001 – SÉRIE / LOUVOR NO PROJETO PASSA À MACEDÔNIA

Estamos a um mês do nosso Projeto Missionário Passa à Macedônia. Nossos corações estão com muita expectativa para tudo que Deus irá realizar nesses dias. Somos chamados por Deus para…
Read More
junho 9, 2023 in Louvor, Pr. Filipe Montuan

Louvor no Passa à Macedônia – Primeiras instruções

Olá, irmãos e irmãs, Graça e Paz! Estamos nos aproximando do nosso Passa à Macedônia 2023! Nossas expectativas já estão altas para tudo aquilo que Deus fará nos dias que…
Read More
Facebook Comments

2 Comments

Leave a Reply