Skip to main content

Bom dia missionários e missionárias, Graça e Paz!

Estamos nos aproximando do nosso Projeto Passa a Macedônia 2023! É tempo de geramos muita expectativa em nosso coração. Cremos que serão dias maravilhosos onde veremos Deus agir em nós e através de nós. Profetizamos salvação, curas, milagres sobre a Igreja Metodista e sobre a cidade de Aracruz! E esse é justamente o ponto que quero falar com você através desse texto.

O foco do nosso projeto é ser um espaço evangelístico e de transformação que possa levar as pessoas a conhecerem e se renderem a Jesus. Jesus é o centro do projeto e nosso alvo é fazer com que as pessoas olhem para Ele e não para nós. Por isso o projeto acaba sendo bem diferente do que estamos acostumados em nossas igrejas locais. Cremos que a igreja é primeira e maior base missionária, mas muitas vezes nossas igrejas locais acabam colocando a evangelização em segundo ponto. Você já percebeu como a maioria das nossas atividades são para nós mesmos? Isso é natural! Contudo temos que mudar o foco para que tenhamos muitos frutos no Passa à Macedônia.

Paulo quando escreve aos Coríntios em sua primeira epistola no capítulo nove verso vinte e dois afirma que se fez de fraco para ganhar o fraco. Muita gente usa esse texto de maneira errada para justificar uma vida de pecados ou dizer que está pecando para ganhar o pecador. O que Paulo está afirmando é que ele adotou uma postura, linguagem ou um estilo de vida que poderia ser entendido por aqueles a quem estava evangelizando. Por isso temos que nos preocupar com isso também. Nossa mensagem precisa ser entendida para que os corações sejam quebrantados.
Por isso existe uma série de coisas que eu gostaria de pontuar:

Comunicação e linguagem: com exceção dos missionários que servirão no projeto, a grande maioria das pessoas que vamos servir ainda não é cristã e por isso precisamos saber estabelecer uma comunicação com essas pessoas que muito provavelmente ainda não entendem a linguagem que usamos no nosso dia. Já parou para pensar que as vezes usamos algumas expressões que a pessoa que não convive conosco em nossa igreja jamais vai entender? Não estou sugerindo para você falar gírias ou não falar de Jesus: PELO AMOR DE DEUS NÃO É ISSO! Fale de Jesus e anuncia as boas novas! Mas lembre-se que estamos falando para alguém que ainda não faz parte dessa linguagem que estamos inseridos.

Cada pessoa é um alvo do amor de Jesus: toda pessoa que servirmos é um alvo do amor de Cristo e por consequência precisa ser alvo do nosso amor. Não faz sentido servirmos pessoas que não amamos. Mas amor não são apenas palavras, mas principalmente atitudes. Por isso precisamos ser gentis, educados, simpáticos com as pessoas. Nosso comportamento diante delas diz muito sobre o sentimento que temos e sobre o que vamos fazer em Aracruz.

Padrão de Santidade: entenda que nós temos um padrão de santidade que é Jesus! Ele entrou em nossas vidas e mudou a nossa história e por isso temos um novo viver. Mas as pessoas que vamos alcançar ainda não conhecem Jesus e muitas sequer nunca entraram em uma igreja e por isso não tem a mesma medida que nós. E é importante lembrar que não somos melhores do que ninguém por isso. A única diferença entre nós e eles é Jesus e esperamos que essa diferença acabe e que se rendam ao Senhor. Por isso não se espante com algumas atitudes dos visitantes do projeto. Vamos amar e ser exemplo.

Histórias de vida: por trás de cada pessoa que acessar o projeto seja na EBF, bazar, culto e outros existe uma história de vida que cremos que pode ser mudada por Jesus. Mas é necessário entender cada história, amar a pessoa e sobretudo não expor a sua história.

Cultos: o culto à noite tem foco voltado para a evangelização. Deste modo trabalhamos para que as pessoas possam ouvir a mensagem de salvação. Precisamos entender que o culto não é uma conferência, louvorzão, seminário, mas culto evangelístico. Nossas devocionais serão para ministração da palavra, unção, imposição de mãos, adoração… ou seja, voltada para alimentar a vida espiritual dos missionários e missionárias. A participação dos missionários e missionárias no culto é fundamental, por isso cante, dance e celebre. Isso ajuda demais. Não se esqueça de sempre dar prioridade nos lugares para os visitantes.

Atitudes e comportamentos: Talvez esse tópico poderia ser incluindo quando falei do padrão de santidade, mas quis deixar específico aqui. Jesus precisa ser revelado através das nossas atitudes e comportamentos. Então precisamos tomar cuidado com o que falamos, cuidado com nossas atitudes e com nossos comportamentos durante todo projeto. Como temos muitas pessoas indo pela primeira vez não custa lembrar: palavrões não são tolerados de forma alguma por parte dos missionários e missionárias; não brinque de lutas ou qualquer outra brincadeira truculenta; seja gentil e não de más respostas nos outros – nem de brincadeira; não brigue com ninguém; seja educado, calmo; respeite todas as pessoas.

Cremos que Deus fará coisas grandiosas em nós e através de nós. Um grande avivamento virá sobre a cidade de Aracruz nos dias de que estivermos lá e que continuará depois que sairmos de lá. Veremos vidas sendo transformadas pelo poder do evangelho. Que em tudo Cristo seja glorificado, não apenas através das nossas palavras, mas através de tudo que fizermos.

Com muito amor e crendo que Deus fará proezas em nós e através de nós!

Pr. Filipe Montuan
Organização Geral – Coordenador da área de música do Passa a Macedônia

Autor

Pr. Filipe Montuan

Pastor Igreja Metodista em Vila Garrido

Filipe Montuan tem 32 anos de idade. É casado com a Pra Sabrina e pai da Hadassa. Formado
em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Tem mais de 10 anos de ministério pastoral
sendo pastor na Igreja Metodista em Rio Novo – MG. Atualmente pastoreia a Igreja Metodista
em Vila Garrido na cidade de Vila Velha – ES. Tem como paixão o ensino e ministração da
Palavra, louvor e adoração.

+ POSTS
julho 12, 2018 in Louvor, Pr. Filipe Montuan

#002 – SÉRIE / LOUVOR NO PASSA À MACEDÔNIA

Vamos continuar nossa série sobre louvor no Passa à Macedônia. Nosso objetivo será expor melhor cada uma das orientações que deixamos no primeiro texto, portanto caso você não tenha lido…
Read More
junho 9, 2023 in Louvor, Pr. Filipe Montuan

Louvor no Passa à Macedônia – Primeiras instruções

Olá, irmãos e irmãs, Graça e Paz! Estamos nos aproximando do nosso Passa à Macedônia 2023! Nossas expectativas já estão altas para tudo aquilo que Deus fará nos dias que…
Read More
Facebook Comments

2 Comments

Leave a Reply